terça-feira, 9 de setembro de 2014

Estilos Musicais


"Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música"
- Aldous Huxley

A música está sempre presente na vida cotidiana de muitos, a melodia consegue expressar os sentimentos vividos em momentos de nossas vidas como: alegria, amor, paz, tristeza, raiva e etc.
Algumas pessoas tem um estilo musical com que mais se associa, mas também há quem goste de músicas sem restrições.


Abaixo veremos alguns gêneros musicais e um pouco de suas histórias.

  • Axé
O Axé, ou axé music, é um gênero musical surgido no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando frevo pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae, merengue, forró, maracatu e outros ritmos afro-latinos1 .No entanto, o termo Axé é utilizado erroneamente para designar todos os ritmos de raízes africanas ou o estilo de música de qualquer banda ou artista que provém da Bahia. 
A palavra "axé" é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa energia positiva. Expressão corrente no circuito musical soteropolitano, ela foi anexada à palavra da língua inglesa music pelo jornalista Hagamenon Brito para formar um termo que designaria pejorativamente aquela música dançante com aspirações internacionais. 
Com o impulso da mídia, o axé music rapidamente se espalhou por todo o país (com a realização de carnavais fora de época, as Micaretas), e fortaleceu-se como potencial mercadológico, produzindo sucessos durante todo o ano, tendo como maiores nomes Daniela Mercury,Ivete Sangalo,Claudia Leitte entre outros.

  • Blues
Surgiu no final do século 19, nos Estados Unidos, pela influencia de musicas gospel, country e folk. O Blue realmente ganhou popularidade no século 20, e até hoje influencia diversas bandas e cantores.
O blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando aquelas notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.

  • Eletrônica
A história da música eletrônica tem seu marco inicial em 1948, com a difusão do Concert de Bruits pela Radiodiffusion-Télévision Française, influência do francês Pierre Schaeffer que criou o musique concrète, onde a composição era feita a partir de ruídos gerados por toca-discos, além de incluir a manipulação sonora por meio da variação da velocidade ou do sentido de leitura das gravações.

Na mesma época o alemão Werner Meyer-Eppler realizava experiências com síntese sonora, ao mesmo tempo em que especulava sobre sua possível aplicação em música. Em 1951, Meyer-Eppler e o compositor Herbert Eimert juntaram-se a Robert Beyer, e criaram o primeiro estúdio de elektronische musik (música eletrônica). Embora usassem técnicas de gravação e montagem semelhantes às realizadas nos estúdios da RTF em Paris, essas técnicas eram aplicadas apenas a sons de origem eletrônica, gerados por osciladores elétricos.

A música eletrônica começou a se popularizar com o surgimento dos sintetizadores digitais, posteriormente com os samplers, porém o “boom” ocorreu com os computadores pessoais que possuem recursos de áudio e a facilidade para se montar um home – studio, sendo possível emular as funcionalidades de instrumentos musicais ou de sintetizadores através da criação, manipulação e apresentação virtual de som.

Pode-se resumir a música eletrônica como “a música produzida a partir de não-instrumentos, ou de instrumentos adaptados para produzir som modificado pela eletricidade”.

Um elemento importante para o desenvolvimento da música eletrônica dançante foi o desenvolvimento das raves. Tais festas de música eletrônica começaram como uma reação às tendências da música popular, a cultura de casas noturnas e o rádio comercial. Seu objetivo primordial era a interação entre pessoas e elevação da consciência (uma fuga da realidade) através de diversas formas de arte.

  • Funk
O Funk é um estilo bem característico da música negra norte-americana, desenvolvido por artistas como James Brown e por seus músicos, especialmente Maceo e Melvin Parker. Para especialistas da boa música, o funk não passa de uma apologia ao crime, e não pode ser considerada como musica, mas sim, ruido eletrônico ou lixo eletrônico, sem qualquer sentido de letra, melodia ou som.

O funk pode ser melhor reconhecido por seu ritmo sincopado, pela densa linha de baixo, pelo ritmo das guitarras, pelos vocais de alguns de seus cantores e grupos (como Cameo, ou os Bar-Kays). E ainda pela forte e rítmica seção de metais, pela percussão marcante e ritmo dançante, e a forte influência do jazz (como exemplos, as músicas de Herbie Hancock, George Duke, Eddie Harris e outros).
Os músicos negros norte-americanos primeiramente chamavam de funk à música com um ritmo mais suave. Posteriormente passaram a denominar assim aquelas com um ritmo mais intenso, agitado, por causa da associação da palavra "funk" com as relações sexuais (a palavra funk também era relacionada ao odor do corpo durante as relações sexuais). Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão para músicos posteriores: uma música com um ritmo mais lento, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas (riffs) e principalmente dançante. Funky era um adjetivo típico da língua inglesa para descrever estas qualidades. Nas jam sessions, os músicos costumavam encorajar outros a "apimentar" mais as músicas, dizendo: Now, put some stank (stink/funk) on it!" (algo como "coloque mais 'funk' nisso!"). Num jazz de Mezz Mezzrow dos anos 30, Funky Butt, a palavra já aparecia.

Devido à conotação sexual original, a palavra funk era normalmente considerada indecente. Até o fim dos anos 50 e início dos 60, quando "funk" e "funky" eram cada vez mais usadas no contexto da soul music, as palavras ainda eram consideradas indelicadas e inapropriadas para uso em conversas educadas.

Recentemente o Funk tem se firmado como o ritmo mais ouvido e o mais influenciador da juventude carioca. Do morro ao asfalto o Funk conseguiu de uma maneira não muito usual, integrar as classes cariocas, tão grotescamente divididas na geografia da cidade. Ao falar sobre a realidade e atual situação do Rio de Janeiro de maneira irreverente e muitas vezes criminosa, curiosamente o Funk caiu nas graças da massa jovem. Seu ritmo envolvente e batida forte também contribuíram para essa adoração. Algumas letras eróticas e de duplo sentido também revelam uma criatividade e liberdade de expressão não comuns a outros estilos musicais no Brasil. 
O funk carioca muitas vezes faz apologia as drogas e a violência, por outro lado tem músicas feitas para falar da dificuldade que as pessoas da favela passam.O funk por muito tempo foi considerado música feita para periferia, hoje em dia muitos jovens de todas as classes, gostam e curtem a batida do funk.



  • Gospel
A música gospel não surgiu junto com as manifestações evangélicas, ou seja, não existia uma separação de ritmos e estilos entre o que tocava nas congregações e o que tocava fora delas (a não ser pela letra).
Surgiu na época da escravidão americana e era um dos gêneros mais usados nas congregações. O Espiritual Negro possui um andamento mais lento, uma letra para meditação e era cantado a capella ou com o acompanhamento de uma gaita (especialmente nos cultos) já que os escravos e negros livres (depois da escravidão) não possuíam muitos instrumentos. Sua estrutura de letra quase sempre é "A,A,B" (ou seja, duas partes  e um coro) uma estrutura muito usada na música Gospel até os dias atuais (percebe-se assim a influencia da Espiritual Negro no Gospel). Quanto à letra, propriamente dita, é composta por frases curtas e simples que se entrelaçam formando um harmonioso jogo de frases e respostas. Foi esse gênero o que mais influenciou a música Gospel, mas essa influencia só se deu depois de um tempo.
Thomas Dorsey foi um pianista de Blues que abandonou sua letra agressiva passando a tocar algo mais parecido com o Jazz, o que chamou de Gospel, mesmo assim a "igreja" da época não achou o estilo de Dorsey apropriado para tocar dento do santuário. Começou, então, uma saga impressionante. Thomas gravou, por conta própria, cerca de 500 cópias da música "If You See My Saviour" e distribuiu para congregações de todo os EUA, demorou bastante tempo (cerca de 3 anos) para que ele obtivesse alguma resposta, mas mesmo assim sua música ainda não era conhecida, muito pelo contrário, era alvo de muito preconceito. Thomas Dorsey trabalhou com nomes muito influentes na música congregacional como Sallie Martin, e aos poucos (depois de muita luta) viu o Gospel subir nos púlpitos.


  • Hip Hop
O hip-hop surgiu na década de 70 como um movimento cultural entre os latino-americanos, os jamaicanos e os afro-americanos da cidade de Nova York mais precisamente no sul do Bronx.
O disc-jockey Afrika Bambaataa é considerado como o pioneiro e criador deste movimento social altamente influente.
Em 12 de Novembro de 1973, fundou a Zulu Nation, uma organização com objectivos de auto-afirmação que promovia o combate através das quatro vertentes do hip-hop e que invocava “Paz, União e Diversão”. Esse dia é, até hoje, celebrado como sendo o dia do nascimento do hip-hop.
Bambaataa definiu os pilares da cultura hip-hop como sendo quatro: o MCing, o DJing, o B-boying e o Graffiti Writing.

As quatro vertentes do hip-hop ficaram assim estabelecidas como uma forma alternativa para um mundo estruturado, onde cada pessoa poderia representar um papel específico. A filosofia subjacente a este movimento cultural era a de existirem disputas com base na criatividade e não com recurso à violência e às armas.
A zona do Bronx era carenciada a todos os níveis, por isso os jovens passavam a maioria do tempo no único espaço de lazer existente, as ruas. Foi portanto neste contexto social que sugiram as diversas formas de exprimir a arte do hip-hop na rua.
A sua popularidade cresceu, principalmente na primeira metade da década de 2000, permanecendo até hoje como uma das culturas altamente influentes na sociedade, chegando mesmo a criar um estilo próprio de dança e de roupa, pelo que o hip-hop alcançou o estatuto de ser uma filosofia de vida para muitas pessoas.
  • Jazz
O jazz tem sua origem no final do século XIX e início do século XX, e suas raízes podem ser caracterizadas por tradições musicais, especialmente a afro-americana. O berço se dá em Nova Orleans, através das comunidades negras e misturando-se à cultura popular do local e seus arredores. Esta nova forma de se fazer música incorporava as notas do blues (blue note), chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos básicos são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. Todavia, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.
As origens da palavra Jazz são incertas, mesmo sabendo-se que suas origens estão na gíria norte-americana, apresentando vários derivados. Como música, só tem sido aplicado a partir de 1915. Earl Hines, nascido em 1903 e mais tarde se tornou celebrado músico de jazz, costumava dizer que estava "tocando o piano antes mesmo da palavra "jazz" ser inventada". 
Desde o começo do seu desenvolvimento, no início do século XX, o Jazz produziu uma grande variedade de subgêneros, como o Dixieland da década de 1910, o Swing das Big bands das décadas 1930 e 1940, o Bebop de meados da década de 1940, o Jazz latino das décadas de 1950 e 1960, e o Fusion das décadas de 1970 e 1980. Devido à sua divulgação mundial, o Jazz se adaptou a muitos estilos musicais locais, obtendo assim uma grande variedade melódica, harmônica e rítmica.

  • Pagode
Pagode é um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro a partir da cena musical do samba. Estilo musical mais comum nas favelas.
A palavra pagode no sentido corrente surgiu de festas em favelas e nos fundos de quintais cariocas que falavam sobre sentimentos (alegrias e tristezas) das pessoas que lá moravam.
O pagode designa festas, reuniões para se compartilhar amizades, música, comida e bebida. Surge como celebração do samba em meados do século XIX e se consolida no século XX no Rio de Janeiro. Mesmo antes já eram celebradas estas festas em senzalas de escravos negros e quilombos. Antigamente, pagode era considerado como festa de escravos nas senzalas. No final da década de 1970, no Rio de Janeiro o termo passou a ser associado a festas em casas e quadras dos subúrbios cariocas, nos calçadões de bares do Centro do Rio e da periferia, regadas a bebida e com muito samba. 

  • Pop
O que nós conhecemos hoje como “pop” ou música popular evoluiu na sociedade ao longo de muitas e muitas décadas. A música pop, que ouvimos nas rádios hoje, é uma mistura eclética de muitos estilos diferentes de música – do jazz; rock and roll, rap, hip –hop, entre outras. Artistas pop como Britney Spears , Justin Timberlake, Outkast , Madonna, Maxwell e outros rotineiramente são premiados com suas composições desse gênero musical. Esses artistas estão constantemente reinventado a musica pop. Por esta razão, a música pop tem ajudado a tornar a indústria da música em uma empresa multibilionária de um ano para outro, e essa influência se reflete em todas as formas de mídia de hoje, incluindo filmes, jogos de vídeogame, televisão e internet. A música pop é também uma força cultural que ressoa em todo o mundo.
A  música pop teve origem na década de 1890, e surgiu mais como uma cultura global, que ganhou popularidade ao longo dos anos. Tornou-se um sucesso instantâneo com artistas como Fats Domino, Bing Crosby e Frank Sinatra. Ela passou a atingir proporções épicas com Elvis Presley e os Beatles.
A música pop nos anos 70 80 e 90 se transformou ainda mais como o disco, acid rock , Dance, Techno e todos contribuíram com a sua influência. Mas, talvez, a maior influência na música pop tenha ocorrido a partir do Rap.
  • Rap
O rap, comercializado nos EUA, desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura hip hop, e começou com as festas nas ruas,nos anos 1970 por jamaicanos e outros. Eles introduziam as grandes festas populares em grandes galpões,com a prática de ter um MC, que subia no palco junto ao DJ e animava a multidão, gritando e encorajando com as palavras de rimas, até que foi se formando o rap. A origem do Rap veio da Jamaica, mais ou menos na década de 1960 quando surgiram os sistemas de som, que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos "toasters", autênticos mestres de cerimônia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais polêmicos, como sexo e drogas. No início da década de 1970 muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os Estados Unidos da América, devido a uma crise econômica e social que se abateu sobre a ilha. E um em especial, o DJ jamaicano Kool Herc, introduziu em Nova Iorque a tradição dos sistemas de som e do canto falado e foi se espalhando e popularizando entre as classes mais pobres ate chegar a atingir a alta sociedade
  • Reggae
O reggae surgiu na Jamaica, na década de 60, tendo Bob Marley, cantor e compositor, seu principal ícone. O nome “reggae” foi empregado devido ao som que se faz na guitarra. O "re" seria o movimento pra baixo, e o "gae", o movimento pra cima. O reggae se caracteriza por cortes rítmicos regulares sobre a música e pela bateria, que é tocada no terceiro tempo de cada compasso, em outras palavras, se trata de um ritmo lento e dançante.
Esse estilo musical surgiu baseado no movimento Rastafari. O Rastafari é um movimento religioso jamaicano que dá a Haile Selassie I, imperador da Etiópia, características messiânicas. Toda essa crença, aliada ao uso da maconha e às aspirações políticas e afrocentristas, ganhou adeptos no mundo inteiro devido ao interesse no ritmo do reagge gerado por Bob Marley.
característica principal da temática do reggae é a crítica social, envolvendo questões sobre desigualdade, preconceito, fome e outros problemas sociais. Além disso, existe a valorização das ervas entorpecentes, pois segundo a visão Rastafari, elas poderiam trazer muitos benefícios à sociedade. Porém, atualmente existem muitas outras visões do reggae que não se restringem à cultura Rastafari, envolvendo outros temas como o amor, sexo, etc.


  • Rock
Quando se fala em rock and roll muitas pessoas tem um ponto de vista equivocado. Elas logo pensam em roupas pretas,tatuagens e letras demoníacas quando na verdade existem muitas variações, e todas elas com seus prós e contras.
Mas não se pode falar de banda de rock antes de saber como esse estilo musical surgiu e como foi seu desenvolvimento através desses anos todos.
O Rock And Roll surgiu no final da década de 1950, sendo uma derivação do Rhythm And Blues e da música Country, além de ter fortes influencias do folk, jazz e musica clássica  No final da década de 1960 e inicio da década de 1970 começaram a surgir vários subgêneros  todos derivados de misturas de Rock com outros estilos musicais como a Folk Music.
Hoje o Rock com todas as suas variações pode ser dividido em vários gêneros desde o Rock cristão até o Heavy Metal.
O período entre 1963 e 1974 foi conhecido como a Era De Ouro Do Rock. Entre os grandes nomes dessa época estão The Beatles e The Who.
Do inicio dos Anos 70 até o inicio da década de 1990 vários gêneros do Rock se difundiram e se propagaram. Entre eles estão: Power Pop, Rock Psicodélico, Progressivo, Glam Rock e, é claro, o Hard Rock e o Heavy Metal.

  • Samba
O samba nasceu na Bahia, no século 19, da mistura de ritmos africanos. Mas foi no Rio de Janeiro que ele criou raízes e se desenvolveu, mesmo sendo perseguido. Durante a década de 1920, por exemplo, quem fosse pego dançando ou cantando samba corria um grande risco de ir batucar atrás das grades. Isso porque o samba era ligado à cultura negra, que era malvista na época. Só mais tarde é que ele passou a ser encarado como um símbolo nacional, principalmente no início dos anos 40, durante o governo de Getúlio Vargas. Nessa música brasileiríssima, a harmonia é feita pelos instrumentos de corda, como o cavaquinho e o violão. Já o ritmo é dado, por exemplo, pelo surdo ou pelo pandeiro. Com o passar do tempo, outros instrumentos, como flauta, piano e saxofone, também foram incorporados, dando origem a novos estilos de samba. "À medida que o samba evoluiu, ele ganhou novos sotaques, novos modos de ser tocado e cantado.

  • Sertanejo
O subgênero musical “sertanejo” é totalmente brasileiro. Na verdade, o sertanejo é uma variação ou uma “urbanização”, se é que podemos assim dizer, da música caipira, onde são utilizados instrumentos artesanais e típicos do Brasil-colônia, como a viola, o acordeão e a gaita, algo voltado para o público extremamente rural do Brasil.
O sertanejo se caracteriza pela melodia simples e melancólica das músicas, bem semelhante à música caipira, talvez um pouco mais dançante e sem dúvida, mais urbana. Enquanto a música caipira tinha uma temática baseada na vida do campo, os sertanejos mudaram essa temática para agradar o grande público das cidades, adotando temas como amor e traição. Ocorreu o cuidado particular em se evitar o termo “caipira”, visto com preconceito por grande parte da população.
A partir de 1980, houve no Brasil uma grande exploração comercial da música sertaneja, começando com Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, passando posteriormente para uma grande quantidade de duplas, tendo seu auge entre os anos de 1988 e 1990.
Após esse período, a música sertaneja começou a “esfriar” devido ao destaque dado na mídia à outros estilos musicais, como pop e funk, porém sempre continuou bastante presente na região centro-sul do Brasil. Por volta dos anos 2000, a música sertaneja conquistou novo destaque na mídia através do amplo espaço cedido à nova geração de duplas, como Bruno & Marrone, Edson & Hudson, etc.






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